Mauro Mendes autoriza reabertura do comércio em Cuiabá e VG

Novo decreto assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) autorizou que todos estabelecimentos comerciais dos 141 municípios de Mato Grosso, que sejam considerados atividades não essenciais, possam ser reabertos com no máximo 70% da capacidade original para se evitar aglomerações que possibilitem a propagação da Covid-19.

Na normativa, que foi disponibilizada na tarde desta sexta-feira (24), a medida beneficia diretamente os empresários de bares, restaurantes, shoppings, academias, dentre outros, de Cuiabá e Várzea Grande que tiveram a quarentena estendida ontem por mais 14 dias por decisão do juiz José Luiz Leite Lindote, que deu ao Estado a autonomia para decidir sobre o funcionamento do segmento comercial em todas cidades.

A partir do novo decreto, que deverá ser publicado no Diário Oficial, tanto Cuiabá quanto Várzea Grande, cidades em que foi determinada quarentena coletiva obrigatória, estarão autorizadas a liberar os setores comerciais suspensos por decisão judicial.

Mauro Mendes destacou que os matogrossenses já estão adaptados às novas medidas de combate a doença, sendo que os estabelcimentos terão que cumpri-las integralmente. “Os matogrossenses aderiram aos novos costumes de autproteção e higiene com uso de máscaras, álcool a 70% em gel e distanciamento mínimo entre as pessoas”, fundamenta.

O decreto também deixa claro que algumas cidades poderão adotar medidas mais restritivas conforme o nível de propagação do coronavírus. Segundo o documento, os empresários que descumprirem as normas sanitárias serão multados e os estabelecimentos até fechados caso as forças de segurança e fiscalização entendam ser necessário.

You may also like

Deixe o seu comentário