Semana Brasil e ampliação do horário motiva comércio de rua e shoppings de Cuiabá

Até o dia 13 de setembro, o comércio de rua e shoppings de Cuiabá contam com mais tempo para as vendas e participação na Semana Brasil, ação instituída pelo governo federal, que este ano estimula a retomada das atividades comerciais no país, após meses de recessão.

Com o decreto municipal nº 8.084/2020, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, as lojas da Capital podem atender presencialmente das 9h às 19h. Já os shoppings centers, têm permissão para funcionamento de segunda a domingo e feriados, das 11h às 22h. Antes, os estabelecimentos de rua abriam às 9h e fechavam às 17h, de segunda a sábado, enquanto os lojistas dos shoppings não podiam atuar aos domingos e feriados.

A decisão de flexibilizar as atividades comerciais atende a uma reivindicação constante do setor na Capital. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves, a Semana Brasil é um período de ofertas que estimulam o consumo e aquecem o setor, tão castigado pela pandemia.

“Apoiamos totalmente a flexibilização do horário de funcionamento no período da Semana Brasil, principalmente para as empresas que estão nesse momento de retomada econômica, é muito importante esse estímulo”, pontua.

Ele ressalta que a Associação Comercial de Cuiabá vem incentivando os empresários a manterem os cuidados com a biossegurança em suas empresas. “Mantendo todas as medidas de biossegurança, tanto nas empresas quanto da população, vamos consolidar a retomada econômica o mais rápido possível”, completa Alves.

O Goiabeiras Shopping tem boa expectativa de vendas para os próximos meses, com a retomada do comércio. O fluxo de pessoas vem aumentando gradualmente, segundo a gerente de Marketing, Aline Ferraz. Com a flexibilização de alguns setores como a academia, Detran, Polícia Federal e agora a ampliação do horário das lojas durante a Semana Brasil, estamos com um aumento de fluxo dia a dia no shopping”, conclui.

Feriado

O comércio de Cuiabá e de Várzea Grande poderá funcionar no feriado da Independência do Brasil (07.09), respeitando o que segue na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020. Nesse sentido, quem optar por abrir o estabelecimento comercial na referida data, deve se atentar à cláusula trigésima da CCT e seus parágrafos.

You may also like

Deixe o seu comentário