Criminosos criam site falso de leilões de veículos e Detran-MT faz alerta

Criminosos criaram um site falso de leilões de veículos nesta semana para aplicar golpes em usuários. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) emitiu um alerta para práticas ilegais.

Segundo a autarquia, foram recebidas denúncias a respeito de um site que se diz do Detran-MT e divulga leilões de veículos. O endereço na internet (https://leiloesdetranmt.org/gov/home) é falso e não representa leilões oficiais do estado.

A atividade desse mesmo site foi denunciada há dois meses à Polícia Civil.

Já essa nova denúncia foi realizada e encaminhada à Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Civil (GECAT), responsável por denúncias dessa natureza.

O Leilão do Detran-MT é uma das modalidades de licitação específica com base nos artigos 271 e 328 do Código de Trânsito Brasileiro e se trata de um procedimento realizado por leiloeiros cadastrados na Junta Comercial do Estado. Todo o procedimento de leilão é publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site oficial da autarquia, além do acompanhamento pela Comissão Especial de Leilão do órgão.

O Detran-MT oferece um canal de informações eletrônico localizado na página da autarquia na internet. No Site Oficial, o usuário pode obter quaisquer informações sobre os procedimentos e serviços, inclusive informações sobre leilões oficiais (https://www.detran.mt.gov.br/aptos-a-circular).

Como proceder

1) Para se assegurar que está consultando o site correto do Detran-MT, verifique que o endereço (URL), assim como todos os sites governamentais, termina com a extensão “.GOV.BR”;

2) Não abra arquivos anexados (normalmente são programas executáveis criados para causar danos ao computador ou celular com a finalidade de roubar dados pessoais);

3) Não acione links para endereços da Internet (mesmo que esteja escrito o nome do Detran-MT);

4) Se por acaso recebeu alguma mensagem sobre este site, exclua imediatamente a mensagem e denuncie (Ouvidoria Detran-MT 65 3615.4644).

G1

You may also like

Deixe o seu comentário