Várzea Grande retoma vacinação em idosos neste sábado

Várzea Grande retoma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (Univag), a vacinação para idosos de 75 anos acima, que já fizeram o cadastro, além de profissionais da saúde, para a primeira dose da vacina contra a covid-19, neste próximo sábado, dia 20.

Reafirmo que nossa principal preocupação hoje é vacinar o máximo de pessoas possível, sendo que para isto teremos recursos disponíveis, bem como atendimento médico e medicamentos”, disse o prefeito Kalil Baracat (MDB).

A imunização inicia às 8h e segue conforme horário definido no cadastro de cada um. Para este sábado, a previsão da Vigilância em Saúde é aplicar 1.400 doses neste público-alvo. As pessoas serão vacinadas conforme opção no cadastro, em sistema drive-thru ou ponto fixo.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros reforça que esta é uma oportunidade, também, para que as pessoas com idade acima de 75 anos que não compareceram às edições anteriores, recebam a primeira dose da imunização.

É importante que a população saiba que não há necessidade de chegar com extrema antecedência ao local da vacinação para garantir a imunização. Há vacina suficiente para a cobertura das faixas etárias que já estão sendo chamadas para as ações de imunização neste sábado”, afirma Gonçalo.

Ele lembrou ainda do zelo e cuidado da área de saúde pública de Várzea Grande em guardar a segunda dose daqueles que já foram imunizados pela primeira dose, pois as vacinas que chegaram são a CoronaVac que tem um intervalo entre 14 a 28 dias para a segunda dose. A Oxford/AstraZeneca está com intervalo maior de 90 dias.

De acordo com os dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o município já aplicou mais de 12 mil doses da vacina, entre primeira e segunda dose, nos grupos prioritários, definidos através do Plano Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, dentre eles idosos acamados, idosos em abrigos, profissionais da saúde da rede pública e privada da linha de frente e idosos acima de 75 anos.

You may also like

Deixe o seu comentário