Pesquisa Aluno Cidadão aponta que 94% dos responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades educacionais de Cuiabá aprovam as escolas

Gestores das unidades educacionais da rede pública municipal de Educação se reuniram para apresentar os resultados da pesquisa Aluno Cidadão – Censo da Educação realizada com pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas unidades educacionais de Cuiabá. A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da educação pública municipal a partir da opinião da comunidade educacional, tais como, relacionamento pais-escola, acolhimento e aprendizado, equipamentos, serviços e segurança, entre outros

A reunião foi realizada no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e apontou que 94% do total de pais ou responsáveis, aprovam as unidades escolares. Um dos temas apresentados foram a distribuição dos kits uniforme e material escolar, e reposição de uniformes. Já foram entregues tênis e sandálias em 53 unidades. Essa etapa deve ser concluída até a próxima sexta-feira (13).

Participaram da pesquisa 37 mil pais ou responsáveis dos 53 mil alunos da rede. Desses, 50% classificaram a escola como ótima. Segundo a empresa responsável pela pesquisa, das 8 capitais e 22 cidades de médio porte onde o mesmo questionário foi aplicado, não foi verificado um resultado tão satisfatório como o de Cuiabá.

A primeira parte da reunião foi conduzida pela secretária adjunta de Educação, Edilene Machado com o alinhamento das ações que serão desenvolvidas pela Secretaria, este ano. Também foi apresentado o projeto piloto de vigilância eletrônica, implantado em 11 unidades escolares, com resultados bastante positivos.

Em relação a infraestrutura, em breve terão início as reformas do Programa Kit Telhado. Após um longo processo licitatório, dentro de aproximadamente 20 dias o programa será lançado oficialmente. Por meio do Kit Telhado, 62 unidades educacionais serão beneficiadas nos próximos anos, com a troca de toda a cobertura e sistema elétrico.

Também na área de manutenção, a Secretaria de Educação fez adesão a uma ata e mais uma empresa (somando três) fará a partir de agora, os serviços de manutenção e pequenas obras, o que dará agilidade e eficiência ao serviço.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos disse que em maio uma nova pesquisa será realizada. O censo integra um conjunto de ações que estão sendo implementadas para melhorar ainda mais a Educação no Município.  “Entre essas ações temos a criação da ouvidoria da Educação, aproximando ainda mais a secretaria dos professores e dos pais, e o Sistema Integrado da Escola Cuiabana que em breve vai permitir aos pais a comunicação full time com a escola, por meio de um aplicativo, proporcionando funcionalidade, economicidade e resultado”, destacou Alex Vieira Passos.

Ao final da reunião foi entregue aos gestores escolares o Relatório Final da Pesquisa Aluno-Cidadão e o Modelo de Plano de Metas para cada unidade educacional.

You may also like

Deixe o seu comentário