Prefeita anuncia implantação de sistema automatizado de coleta de lixo em Sinop

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli está reunida com empresários e dirigentes de entidades, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad) para anunciar o início da operação do sistema automatizado de coleta de lixo a partir do próximo dia 3. Ao todo, 440 contêineres metálicos de 2,4 m³ X 3,2 m³ começam ser instalados a partir da próxima semana, substituindo a coleta convencional em diversos bairros e centro da cidade.

Com a mudança, os resíduos não ficarão mais expostos em frente às residências, empresas ou edifícios, assim como trará maior segurança aos coletores. A implantação começará pela região central e será ampliada gradativamente por toda a cidade. Os aparelhos ficarão à disposição 24 horas por dia.

Os contêineres serão colocados pela empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Sinop e serão sinalizados com pontos verdes. Nos locais onde haverá coleta automatizada, a população deverá depositar os materiais nos equipamentos e em seguida, de modo automatizado, um caminhão compactador passará a realizar os trabalhos, sem contato humano, levando cerca de 2 minutos. O veículo eleva o contêiner despejando o lixo em um compartimento, depois o equipamento é recolocado no lugar ficando à disposição dos moradores.

A 1ª fase de instalação compreende o quadrilátero central, englobando as avenidas Figueiras, Embaúbas, Ingás e Jacarandás. A 2ª será na parte superior da Embaúbas, inferior da Tarumãs, lado esquerdo da Ingás e direto da Jacarandás. A última fase inclui o lado superior da Jequitibás, inferior da Figueiras, esquerdo da Ingás e parte superior da rua das Violetas, além da direita da Jacarandás. A região que receber o novo modelo não terá mais a coleta manual.

O recolhimento ocorrerá, no mínimo, duas vezes por semana e a periodicidade vai ocorrer conforme o local e o volume de resíduo produzido. Além disso, o contêiner será lavado por outro caminhão que realizará a higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos.

Os equipamentos são para descarte exclusivo de lixos domésticos, como restos de alimentos, plásticos, papéis e garrafas (vidro e metal). Não é permitido o depósito de podas de árvores, restos de construção, entulhos, restos de móveis, pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, remédios vencidos, cartuchos e toners.

 

Só Notícias

You may also like

Deixe o seu comentário